Como ser um homem adormecido que sabe que está dormindo?
É a mesma sensação de ter consciência de que sonha. No meio de um gozo extraordinário, aquele momento prazerosíssimo, que você sempre desejou viver na vida real. Quando você sonha com uma declaração de amor que já evaporou-se no tempo. Um beijo que já secou, de uma pessoa que já esqueceu seu nome há tempos... Nesse cúmulo do sonho, às vezes surge a consciência de que o que você está vivendo é apenas um sonho. De repente, você domina a sua imaginação... Bem diferente daquela sensação comum nos sonhos, em que você não consegue fugir do seu algoz mortífero, suas pernas sempre cedem.Ou então não consegue desferir um soco contra um arqui-rival, seus músculos amolecem no sonho fora de controle, sua mão começa a pesar inacreditáveis 1000 kilos.
Nessas situações, meio raras, em que conseguimos dominar nosso sonho, você tristemente percebe que nada daquilo é real, você tem duas escolhas: submergir e acordar sonolentamente, possivelmente angustiado, para ir ao banheiro pacatamente, ou então manter-se submerso, prendendo a respiração naquele mundo onírico, em que tudo passa a ser perfeito, tudo te faz sereno, como seu desejo mais íntimo articula.
Essa metáfora simboliza o homem que sabe que vive um absurdo, sabe que sua vida é uma caminhada falsa, mas permanece nessa cegueira cômoda. Ele sabe que pode abrir os olhos, pois há uma trilha que desvia-se da sua suposta verdade... Um desvio que desmanchará suas ilusões e lhe dará um tapa na cara, um certo balde de água fria que Camus chama de "absurdo", o absurdo da nossa existência.
Mas este homem não sabe como pegar tal desvio, talvez ele não suportasse isso, muitas vezes um homem sucumbe, como Camus devaneia sobre o suicídio, uma vida que não vale a pena ser vivida. Este homem pode não conseguir ter o ímpeto, a vontade de despertar.
Pois ele sabe da existência absurda, mas não infiltra ela na sua vida. Ele não pega o desvio que escancara e invade a alma dele... É quase um medo de ser descorrompido, ele está muito bem acomodado em seu sonho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário