UTOPIA VERSUS SONHO
Ao investigar a fundo a diferença entre uma utopia e um sonho, é possível enxergar uma característica marcante, que é para os sonhadores, um grande divisor de águas. A utopia é uma aspiração inalcançável, um castelo de areia, que acaba desmoronando. Já o sonho, é realizável, é o desejo que mantém acesa a chama da esperança. Quem não sonha, não tem esperança. Quem não tem esperança, não vive, apenas vê o tempo passar.
Afirmar que o homem é ruim por natureza e que o bem comum é utopia, é deixar de sonhar, é fugir da linha de frente. “Cada um por si e todos contra todos” afirmam esses, que acreditam que o homem é realmente o lobo do homem. Cada vez menos pessoas pensam dessa forma. De um jeito ou de outro a humanidade está evoluindo, só não dá para saber onde isso vai terminar. Muitas das pessoas que não acreditam nesse sonho, que não acreditam no ser humano, acham que todas as pessoas do mundo o fazem também. O lobo é quem, por covardia, tem medo de ser vencido, o lobo é quem pensa que, para ser feliz ou para sobreviver, precisa acabar com a pessoa que ele acha que está na frente. O triste, é que poucos percebem que uma pessoa só fica à frente, quando ela é colocada lá por quem acha que está atrás. Os motivos deste posicionamento já não são da competência desta reflexão. Sigamos então.
Esses supostos competidores vorazes são sempre a minoria. Eles querem chegar ao topo da pirâmide, que é sempre mais fino, e que também é composta por uma minoria. Porque então, acha-se que a maioria dos homens é ruim por natureza? Porque aceita-se essa blasfêmia mundo afora? Porque os homens aceitam serem esmagados pela competição? Porque a maioria dos homens não vive com dignidade? O homem é apenas frágil. Ele fica desiludido, e acaba sendo envolvido pela idéia de que um alguém ganha enquanto outro alguém perde. O homem fica com medo de perder. Essa covardia humana é normal, diga-se que é humana, mas pode e deve ser superada.
Já passou da hora do homem superar esses instintos, afinal, não somos racionais? Aprendemos muito com a nossa história. Muitas vezes, quando alguém declara que o melhor vencerá, desencadeia uma competição em que todos tentam ser esse melhor. Mas, nas entrelinhas, sempre há muitos exemplos de reviravoltas. por toda parte há belos exemplos de belas pessoas, que são, na realidade, a grande maioria.
É claro que os exemplos de humanidade aos quais a sociedade é exposta, sendo negativos ou positivos, influenciam a mentalidade. Atualmente todos são invadidos por uma avalanche de notícias ruins e pessimistas, todos vivem situações em que se desapontam com o próximo. São essas influências que acabam enfraquecendo os sonhos de muitas pessoas. É isso que deve ser combatido, há um mundo enorme e belo por aí.
São dentro deste contexto de corrupção, problemas educacionais, desrespeito às diferenças, em que se diferenciam sonho e utopia, um sonho é realizável. A educação traz o pensamento crítico e o conhecimento, mas também ensina a sonhar, e a acreditar que todo sonho é possível.